OxyLabs
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/10/2017
https://oxylabs.directorioforuns.com

5 Distribuições Linux para iniciantes Empty 5 Distribuições Linux para iniciantes

Ter Out 17, 2017 9:29 pm
Neste artigo eu indicarei algumas distribuições àqueles que desejam iniciar nesse maravilhoso mundo de pinguins. Eu não as listarei em sequência da mais amigável para a mais inamistosa, ou qualquer coisa do tipo.

01 – Pinguy OS

Essa distro é baseada no Ubuntu e possui o Gnome Shell como sua interface gráfica. Apesar de essa interface ser muito bonita, ela despende uma quantidade considerável de hardware. Se você tem um pc com hardware mais antigo, usar qualquer distribuição que utilize o Gnome Shell não será uma coisa muito boa. Mas deixando isso de lado…

Além de possuir essa maravilhosa interface, dispõe também de uma dock com vários lançadores de aplicativos e um “pequeno” painel que informa a quantidade de recursos que o sistema está utilizando, como memória RAM e processador, entre outros.

Possui também uma boa seleção softwares, como:

-Navegador Web: Firefox
-Cliente de e-mail: Thunderbird
-Suíte de Escritório: Libreoffice
-Reprodutor de Mídias: VLC
-Reprodutor de Áudio: Clementine
-Gerenciador de Arquivos: Nemo
-Conversor de Mídia: Arista Transcoder
-Editor de Vídeos: OpenShot
-Acesso Remoto: TeamViewer10
-Mensageiro: Skype
-Streaming de Música: Spotify
-Central de Distribuição Digital de Jogos: Steam


Também vem com o PlayOnLinux e o Wine para rodar jogos e aplicações do Windows, Central de Aplicativos do Ubuntu, Java e alguns codecs.

Este sim é um verdadeiro “Out Of The Box”, é tanta coisa que fica até difícil sentir falta do Windows.

Donwload: PinguyOS 14.04.4-1

5 Distribuições Linux para iniciantes Pinguy10

2 – Linux Mint

Assim como a anterior, esta também é baseada no Ubuntu, porém assemelha-se mais ao Windows. Possuindo o menu no canto inferior esquerdo e com ícones lançadores ao lado do menu. Ainda na barra de tarefas, do outro lado, há vários botões semelhante aos do Windows.

O Mint também é uma distribuição “fora da caixa” que visa oferecer a melhor experiência para o usuário, estando pronta para o uso após sua instalação. Contando com boa parte das aplicações que o Pinguy trás por padrão, exceto aquelas que são mais de Windows, como Skype e PlayOnLinux.

Possui como interfaces padrão, o Cinnamon e o Mate, ambas são “leves”,  bonitas e com um design elegante. Mas eu prefiro o Cinnamon. Além delas tem o KDE, que não é nada leve, e o Xfce que é bem levinho no meio desse bolo.

Ele também possui ferramentas que permitem mudar as cores das pastas, do gerenciador de arquivos, o tipo dos botões de fechar, maximizar, minimizar, etc. Enfim, customização e facilidade de uso é com o Mint.

Donwload: Linux Mint 18.2 Sonya

5 Distribuições Linux para iniciantes Linux-10

3 – Zorin OS

Essa também é baseada no Ubuntu : ) (só vai ter distro baseada no Ubuntu? não XD).

Bom, essa é sem dúvida a mais parecida com o Windows e que não tenta “ser” o Windows. Sendo muito indicada àqueles que estão chegando do mesmo. O objetivo final da distribuição é fornecer uma alternativa Linux para o Windows e permitir que os usuários do Windows desfrutem de todos os recursos do Linux sem complicações. Usa por padrão a interface Gnome Shell, só que diferente de outras distribuições que também a usam, a do Zorin é bem mais “trabalhada” e permite uma melhor fluidez do sistema, mesmo usando o Gnome.

Mas diferentes das duas anteriores, esta não mostra a função dos aplicativos ao passar o mouse sobre os ícones.

Se você não que ter uma mudança muito brusca no visual, o Zorin apresenta-se como a mais indicada.

Donwload: ZORIN OS 12.2 ULTIMATE

5 Distribuições Linux para iniciantes Zorin-10

4 – OpenSUSE

Esta distribuição é desenvolvida pela comunidade openSUSE Project e patrocinada pela Novell.

Das distribuições para iniciantes, esta é um pouco mais “complexa”, devido à quantidade de opções que ela possui. Isso pode ser observado com um simples clique com o botão direito do mouse na tela, que abre um menu cheio de opções, sendo que para chegar a algumas, como trocar o papel de parede, precisamos de clicar em outras antes. Ainda sobre o papel de parede, essa versão que eu mostro aqui é a Leap 42.2 com o KDE Plasma 5, e contém basicamente só um papel de parede. Mas não é o papel de parede que vai fazer uma distro ser melhor do que a outra, não é verdade?!

Algo levar em consideração, é que o OpenSUSE não visa ser uma distribuição para iniciantes, no entanto, a mesma pode ser usada para tal fim, exigindo, talvez, um pouco mais de esforço do usuário. Todavia, ela já vem bem completinha para o uso, possuindo o Dragon Player como reprodutor de vídeos padrão e o Amarok como reprodutor de áudio padrão.

Outra coisa importante, é que além da versão Leap, existe também a versão Tumbleweed. A diferença é que a primeira é mais estável e possui versões de lançamento regular. Já a segunda, é o que chamamos de rolling release, que não possui versões e o usuário pode obter os pacotes mais atualizados (estáveis) apenas atualizando o sistema, podendo fazer isso pelo tempo que lhe for conveniente.

O OpenSUSE é uma boa escolha, sendo bastante estável (mais do que as outras citadas), possuindo bons repositórios e tendo interface gráfica para quase tudo, deixando, assim, o terminal mais de lado. Ou seja, estabilidade num sistema completo em que você só vai usar o terminal se quiser.

Donwload: openSUSE Leap

5 Distribuições Linux para iniciantes Opensu10

5 – Ubuntu

“Eu sou o que sou pelo que nós somos.”

Ele tinha que estar aqui, kkk. O que dizer da distribuição mais popular do mundo que ainda não foi dito? (Bom, eu não sei, mas, vamos em frente…)

O Ubuntu é desenvolvido pela Canonical, e destaca-se logo de início com a sua interface gráfica, o Unity (não, não é o Unity, aquele “Unity”). Alguns usuários não gostam dessa interface (eu sou um deles Very Happy), mas outros gostam dela justamente por ela ser do jeito que é, com a sua cor alaranjada chamativa e o lançador de aplicativos na lateral, semelhante a uma dock (só que na lateral, kkk).

Derivado do Debian, o Ubuntu herdou o apt (Advanced Packaging Tool) do mesmo, que nada mais é do que um gerenciador de pacotes. Com um simples apt update podemos atualizar o nosso sistema (olha que bárbaro). Além disso, no Ubuntu é possível instalar aplicativos .deb com apenas dois cliques, que nem no Windows (êê! Very Happy), possui também uma Central de Aplicativos para que você possa procurar o software, clicar nele, digitar a senha, e iniciar a instalação.

O Ubuntu é feito justamente para aqueles que estão chegando a esse “novo mundo de possibilidades”. No entanto, ele não é exatamente uma distribuição fora da caixa, como o Mint é, isso porque a Canonical não pode distribuí-lo com certos codecs multimídia, como os de MP3, em alguns países.

Mesmo assim, a comunidade do Ubuntu é muito grande, e ajuda é o que não vai faltar quando você quiser instalar algum ppa.

Download: Ubuntu

5 Distribuições Linux para iniciantes Ubuntu10
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos